Na terceira edição do blog Mundo afora, a aluna Ingra Etchepare Vieira traça um panorama sobre a relação brasileiros x estrangeiros. Até então, muito respeito e cordialidade entre os colegas de diferentes nacionalidades. Leia:
"Depois de transcorrido mais da metade do intercâmbio, relato um pouco as minhas impressões pessoais sobre os espanhóis, demais estrangeiros e como é o trato com os brasileiros e outros intercambistas.
Tenho certeza que ainda tenho muito para aprender sobre o povo espanhol e sua cultura, mas pelo o que já pude perceber, os espanhóis são bem prestativos, apesar de mais frios e fechados em comparação com os brasileiros.
Nossos colegas espanhóis, em geral, costumam ser bem simpáticos conosco e nos auxiliam no que precisamos. Como exemplo, destaco que um grande desafio foi a elaboração de um Discurso Retórico na disciplina de Retórica e posteriormente apresentá-lo para a turma. Então, uma colega espanhola e outra mexicana, das quais eu me aproximei mais durante o cuatrimestre, me ajudaram e corrigiram os erros ortográficos em espanhol do meu discurso.
Em relação aos professores, sinto falta da proximidade deles com os alunos e dos momentos descontraídos em sala de aula, os quais vivencio na FADISMA. Contudo, sempre foram solícitos comigo e Ariel, sendo que o professor que mais tivemos afeição e contato foi o professor da disciplina de Retórica, que inclusive tirou uma foto conosco no último dia de aula.

Ingra e Ariel posam com o professor Francisco Cuena, da disciplina de Retórica
No restante dos lugares, também somos bem tratados e todos gostam bastante quando contamos que somos brasileiros. Logo demonstram interesse em saber mais sobre nosso país e adoram dizer "obrigado" antes de sairmos.
Além disso, os nosso colegas de outras nacionalidades também nos tratam bem e acredito que são bem tratados na Espanha. No início das aulas nos aproximamos de alguns colegas italianos, franceses e mexicanos. É realmente incrível ter colegas de diversas nacionalidades!

Intercambistas brasileiros, italianos e mexicanos durante refeição na universidade
Por último, ressalto que fui bem acolhida na Espanha e já me sinto em casa."
Ingra Etchepare Vieira