Tejuçuoca, para alunos da FADISMA, terra pra união e desafios

Categorias:
NEDI
,

Tecnicamente, uma matéria tem de ser imparcial, não tecer opiniões do autor e/ou narrador dos acontecimentos. Porém, como “correspondente” dos Rondonistas da FADISMA nos meios de comunicação, seja, a pedidos, no blog deles, ou no site institucional e redes sociais, ficaria difícil não trazer aquilo que – ainda que diante do pouco acesso à internet de parte deles e poucos contatos em função da intensa atividade que o cronograma do Rondon exige – se sente só de visualizar um “retrato de cena” recebido.

Recapitulando, as atividades do Projeto Rondon começaram oficialmente em 2015 no dia 17 de janeiro no Ceará, com o início da “Operação Mandacaru”, nome esse que o nosso grupo de alunos lá parece estar carregando no peito, vestidos de Responsabilidade Social, do corpo à alma. Segundo o site do Ministério da Defesa, até o dia 31 de janeiro, estudantes e professores universitários vão realizar atividades de cidadania, meio ambiente, educação, lazer e esporte em 15 municípios cearenses.

O Projeto, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar em comunidades carentes do Brasil, ainda este mês terá mais duas operações. A “Jenipapo”, que acontece a partir do próximo domingo (18) e vai até 1º de fevereiro em localidades do Maranhão; e a “Porta do Sol”, que será realizada de 24 de janeiro a 7 de fevereiro, na Paraíba.

A FADISMA, que ao invés de Madalena, partiu para Tejuçuoca, teve de, logo de cara, enfrentar dificuldades. A missão era a troca do destino. Mas a ansiedade era todo diagnóstico e ações previstas conforme o planejado. O lema, então e, ainda assim? Missão dada, missão cumprida! Afinal, Rondonista é isso. É saber lidar com o improviso. Tem sido de todo estudo relacionado ao Ceará como um todo, apropriar-se e sentir-se parte do que o local especifico tem pra transformar e ser transformado. 

O grupo de alunos da FADISMA, somado às competências de espírito de equipe, liderança e orientação das docentes Carolina Suptitz e Olinda Barcellos, de longe, vem denotando união, apreço pelo desafio e uma força de vontade gigante. 
Prova são os sorrisos, mesmo em meio às condições. E aí não de instalações, falta de água, o que for, mas perante ao que enxergam, ao que percebem ser tão mais importante que os seus mundos. Sorrisos porque diante dos gargalos eles reafirmam o que querem do Direito: fazer Direito!

E, por essas e outras, a FADISMA também reafirma a sua missão: Educar Sempre. O que significa, por certo, Educar em todo lugar, para todos.

Mais – A experiência vai proporcionar o intercâmbio dos futuros profissionais com uma realidade distinta daquela existente no Coração do Rio Grande, oferecendo aos alunos oportunidades de crescimento pessoal e incremento da consciência cidadã.  O Rondon, especialmente, contribui, também, para a solução dos problemas sociais da comunidade atendida, formulando políticas públicas locais, participativas e emancipadoras.

Sugestões:

– Acompanhe e veja mais fotos no blog: http://rondonfadisma.blogspot.com.br/

– Valido fazer o mesmo com a Fanpage do Projeto, a do Ministério da Defesa:https://www.facebook.com/projetorondonoficial?fref=ts

– Também vale ficar ligado na Fanpage da FADISMA. Algumas das fotos recebidas pelo whatsapp, chegam lá:www.facebook.com/FadismaOficial

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade

    Fadisma