A FADISMA vem acompanhando com atenção todas as informações relativas ao novo coronavírus (COVID-19) no país. Com a recente confirmação de casos no Rio Grande do Sul, e a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de estado de pandemia, é necessário estarmos mais atentos do que nunca para essa ameaça à saúde pública.
As aulas dos cursos presenciais da FADISMA seguirão normalmente e a decisão de uma eventual suspensão das atividades será tomada de acordo com as definições dos órgãos oficiais.
Segundo o diretor-geral da OMS, é esperado que nos próximos dias e semanas os números de casos e países afetados aumentem ainda mais. Sendo assim, é importante que o hábito da prevenção seja desenvolvido desde já. O Ministério da Saúde recomenda alguns cuidados importantes a serem tomados pela população:
- Lavar as mãos cuidadosa e frequentemente, sempre com sabão e higienizando entre os dedos, as palmas e os dorsos da mão, limpando, inclusive, o pulso e o antebraço, quando possível;
- Na impossibilidade de lavar as mãos com sabão, aplicar álcool em gel com concentração entre 60% e 70%;
- Tomar precaução com objetos possivelmente contaminados e que possam transmitir a doença, como corrimãos, celulares e carrinhos de supermercado;
- Evitar compartilhar o chimarrão. A bomba é um veículo de fácil transmissão do vírus;
- Manter os ambientes arejados;
- Cuidar para manter uma alimentação balanceada, incluindo o consumo de frutas e verduras, além de manter-se hidratado. Um sistema imunológico saudável depende disso.
Fique atento aos sintomas do COVID-19, eles são similares ao da gripe comum e incluem:
- Tosse;
- Febre;
- Dores no corpo;
- Congestionamento nasal
- Inflamação na garganta;
- Diarreia;
- Insuficiência renal;
- Dificuldade respiratória.
Para a OMS, a contenção da circulação do vírus, por meio da prevenção, precisa ser buscada por todos os países, e é o principal pilar do combate ao novo coronavírus.
O Ministério da Saúde lançou o aplicativo para celulares Coronavírus-SUS. Ele conta com informações sobre procedimentos preventivos, além de fornecer informações atualizadas e confiáveis sobre o vírus. Está disponível para Android e iOS.
Em caso de suspeita de infecção, recomenda-se buscar o atendimento médico que normalmente se utiliza. Os médicos responsáveis irão notificar o caso e dar o acompanhamento apropriado para o paciente.
Unidade de Comunicação