Núcleo Experimental de Webcidadania lança campanha em prol da Acessibilidade

“As potencialidades políticas de uma Santa Maria em Rede: Aproximando cidadãos do Direito”. Esse é um eixo de estudos e extensão do Núcleo Experimental de Webcidadania pra lá de ativo e colaborativo. O eixo é gestionado pelo Professor Wagner Pompéo, que há alguns meses vem dedicando tempo e esforços voluntariamente às bandeiras do grupo, sob a coordenação geral de Andrewes Koltermann e Liana Merladete. E, agora, eles lançam uma campanha focada na Acessibilidade.

Depois de uma varredura no site Nossa SM (www.nossasm.com.br), e do diagnóstico acerca da falta de conhecimento do internauta e cidadão acerca de seus direitos e deveres, o grupo estudou a Cidadania a fundo e também a Webcidadania, procurando delimitar uma problemática que através da colaboratividade e dos valores sociais em rede se pudesse promover a conscientização.

Eles escolheram a Acessibilidade como tema. Isso porque a Acessibilidade é uma questão de cidadania (subsunção específica) e, ao mesmo tempo, bem estar, segurança e trânsito (subsunção geral).

O grupo convida a comunidade acadêmica a “trocar” a sua foto de capa no Facebook e a compartilhar a série de webcards que a fanpage da FADISMA lançará periodicamente até o final do mês de abril. Para isso, a dica é curtir a Fanpage Oficial da Faculdade: www.facebook.com/FadismaOficial. E, também, não deixar de seguir a timeline do Nossa Santa Maria (www.facebook.com/nossasm) que também vai encabeçar a disseminação dessa ideia.

O grupo destaca que quando o assunto é acessibilidade no trânsito existe uma infinidade de pontos a serem averiguados, a exemplo de vagas de estacionamentos para idosos e deficientes; ônibus com elevadores para cadeirantes; assentos preferenciais para idosos, deficientes, gestantes, obesos e pessoas com crianças de colo; rampas para cadeirante em locais públicos etc.

A vaga reservada para idosos e deficientes é necessária para que as pessoas com dificuldade de locomoção possam desembarcar o mais próximo possível do local que pretendem ir. Por isso, é contravenção fazer uso indevido desses espaços.

Outro erro é estacionar em frete à rampa de cadeirantes. Ela serve também para ajudar idosos e pessoas impossibilitadas de subir escadas a se locomoverem. Vale lembrar que, em locais de grande circulação de pessoas, os ambientes internos precisam conter rampas de acesso, elevadores, corredores largos, pisos táteis para deficientes visuais e banheiros exclusivos para cadeirantes para serem considerados acessíveis.

O grupo anuncia ainda uma grande ação que deve contar com os membros de todos os eixos do NEW: A Multa Moral. Vale acompanhar e aguardar a notícia sobre os detalhes!

E tem mais: os membros do grupo, o egresso, co-articulador, Bruno Andretta, e os acadêmicos Bruno Torbes, Gabriel Câmara, Gabrielli Spat e Vanessa Cerezer, vão, ainda, em breve, lançar resenhas focadas nas temáticas Direitos humanos e educação; Convivência democrática e educação“; Ética, cidadania e educação“ e; Inclusão social e educação.

Ou seja, é a Educação Superior atenta à Produção Científica, ao cenário local e ao pensamento global.

Bora participar?

Coordenação de Comunicaçãocomunicacao@fadisma.jinn.dev.br

“As potencialidades políticas de uma Santa Maria em Rede: Aproximando cidadãos do Direito”. Esse é um eixo de estudos e extensão do Núcleo Experimental de Webcidadania pra lá de ativo e colaborativo. O eixo é gestionado pelo Professor Wagner Pompéo, que há alguns meses vem dedicando tempo e esforços voluntariamente às bandeiras do grupo, sob a coordenação geral de Andrewes Koltermann e Liana Merladete. E, agora, eles lançam uma campanha focada na Acessibilidade.

Depois de uma varredura no site Nossa SM (www.nossasm.com.br), e do diagnóstico acerca da falta de conhecimento do internauta e cidadão acerca de seus direitos e deveres, o grupo estudou a Cidadania a fundo e também a Webcidadania, procurando delimitar uma problemática que através da colaboratividade e dos valores sociais em rede se pudesse promover a conscientização.

Eles escolheram a Acessibilidade como tema. Isso porque a Acessibilidade é uma questão de cidadania (subsunção específica) e, ao mesmo tempo, bem estar, segurança e trânsito (subsunção geral).

O grupo convida a comunidade acadêmica a “trocar” a sua foto de capa no Facebook e a compartilhar a série de webcards que a fanpage da FADISMA lançará periodicamente até o final do mês de abril. Para isso, a dica é curtir a Fanpage Oficial da Faculdade: www.facebook.com/FadismaOficial. E, também, não deixar de seguir a timeline do Nossa Santa Maria (www.facebook.com/nossasm) que também vai encabeçar a disseminação dessa ideia.

O grupo destaca que quando o assunto é acessibilidade no trânsito existe uma infinidade de pontos a serem averiguados, a exemplo de vagas de estacionamentos para idosos e deficientes; ônibus com elevadores para cadeirantes; assentos preferenciais para idosos, deficientes, gestantes, obesos e pessoas com crianças de colo; rampas para cadeirante em locais públicos etc.

A vaga reservada para idosos e deficientes é necessária para que as pessoas com dificuldade de locomoção possam desembarcar o mais próximo possível do local que pretendem ir. Por isso, é contravenção fazer uso indevido desses espaços.

Outro erro é estacionar em frete à rampa de cadeirantes. Ela serve também para ajudar idosos e pessoas impossibilitadas de subir escadas a se locomoverem. Vale lembrar que, em locais de grande circulação de pessoas, os ambientes internos precisam conter rampas de acesso, elevadores, corredores largos, pisos táteis para deficientes visuais e banheiros exclusivos para cadeirantes para serem considerados acessíveis.

O grupo anuncia ainda uma grande ação que deve contar com os membros de todos os eixos do NEW: A Multa Moral. Vale acompanhar e aguardar a notícia sobre os detalhes!

E tem mais: os membros do grupo, o egresso, co-articulador, Bruno Andretta, e os acadêmicos Bruno Torbes, Gabriel Câmara, Gabrielli Spat e Vanessa Cerezer, vão, ainda, em breve, lançar resenhas focadas nas temáticas Direitos humanos e educação; Convivência democrática e educação“; Ética, cidadania e educação“ e; Inclusão social e educação.

Ou seja, é a Educação Superior atenta à Produção Científica, ao cenário local e ao pensamento global.

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