Registramos que quando da realização do EntreMentes: 12ª Semana Acadêmica, 4º Congresso Internacional e IV Reunião Anual da Rede Latino-americana de Faculdades e Escolas de Direito, a FADISMA estreitou laços com a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), a partir de um convênio de mútua cooperação.
Entre os primeiros frutos de relacionamento interinstitucional esteve o apoio à realização do 5º SEPOME (Seminário de Políticas Sociais no Mercosul), que ocorreu concomitantemente ao 9º Encontro Transdisciplinar de Ciências Penitenciárias: Sobrecargas de Segregações, legitimado pelo nosso Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC).
O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, no Auditório Dom Antônio Zaterra, em Pelotas. A temática centro foi a Política Social e os Processos de Criminalização e Judicialização na América Latina.
Entre os pontos altos do evento é possível destacar a exibição do filme SEM PENA, que teve o apoio institucional do Instituto Fidedigna sob liderança do Doutorando em Políticas Públicas Eduardo Pazinato, professor Coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã da FADISMA e da Socióloga e Especialista em Segurança Pública Aline Kerber, consultora do Núcleo também.
Segundo relato encaminhado pelo Professora Pazinato à Comunicação, o debate foi muito produtivo e interessante. Foram mais de 60 pessoas presentes, a maioria alunos e pesquisadores da temática, dentre eles, os professores e advogados, Bruno Menezes, outro destaque da nossa casa, e Bruno Rota, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ambos enfatizaram o processo de criminalização e encarceramento em massa no Brasil, demonstrando com dados do último relatório do DEPEN 2014.
Relataram o uso desmesurado das prisões cautelares e enfatizaram a importância de uma mudança não só do sistema penal, mas também da cultura jurídica relacionada à formação do profissional do direito, que acaba por produzir e reproduzir esse tipo de desigualdade na sua prática profissional. Enfatizaram, ainda, a importância do documentário, como um filme que tem inclusive uma utilidade acadêmica, reforçaram a importância de que o vídeo seja difundido e divulgado para a sociedade.
Foram feitos um conjunto de observações sobre as várias faces da injustiça, não só a injustiça no âmbito da administração da justiça penal, mas também na injustiça social, o caráter punitivo e as relações de poder e de reprodução num sistema econômico que se manifesta no cárcere.
O professor Pazinato informa que, junto do Professor Bruno, articula a veiculação do documentário na FADISMA. A boa dica é aguardar!
Registros – Veja na nossa Fanpage um álbum com outros registros.
Coordenação de Comunicação