Sensibilizada pela condição do Equador, FADISMA e IEs parceiras se unem em prol da causa de recomeço
O terremoto que atingiu o Equador às 19 horas do dia 16 de abril e que durou apenas 42 segundos, mas que confirmou cerca de 700 mortos, mais de mil feridos e 30 mil desabrigados, também foi assunto na V Reunião Anual da Rede Latino-americana de Faculdades e Escolas de Direito.
O evento, realizado em Cusco, Peru, do qual gestão e coordenação do Núcleo de Estudos de Direito Internacional da IEs participaram no início do mês, trouxe o tema à pauta, especialmente, pelo acordo de mútua cooperação que rege mais de 30 Instituições de Ensino Superior, dos mais diversos países.
Mobilizadas em contribuir com aquilo que as move, educação e conhecimento, instrumentos fundamentais para crescimento e (re)começo, a Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) e a Universidad Bernardo O'Higgins (UBO), da Santiago, do Chile, confirmaram bolsas de estudos integrais a estudantes equatorianos.
A nossa IEs destinará duas bolsas, uma no Curso de Direito e outra no Curso de Ciências Contábeis. A UBO, por sua vez, oferece uma bolsa no Curso de Direito. As bolsas são integrais e para todo curso de graduação.
Vale destacar que com a destruição oriunda do terremoto, boa parte da população das áreas atingidas está sem trabalho.
Em todo o país, prédios que não caíram estão com a estrutura danificada. Bombeiros avaliam as construções para definir o que deve ser demolido e os edifícios recebem um selo de inseguro. Esperamos que consigamos receber dois co-irmãos na tentativa de simbolizar nosso respeito, incentivando superação e progresso.
A expectativa, ainda, é que outras IEs, membros da Rede, também dêem sequência à corrente que teve início com as duas IEs.
Coordenação de Comunicação