Disciplinas de Metodologia da Pesquisa e História do Direito integradas pela inovação

Recentemente noticiamos nas nossas redes sociais alguns registros de celular, da professora Aline Casagrande, que traziam parte do retrato de uma ação integrada pra lá de interessante. Trata-se de uma atividade que associa as disciplinas de Metodologia da Pesquisa e do Direito e História do Direito.

Em Metodologia, disciplina ministrada pela Professora Carolina, os alunos, durante a metade do primeiro bimestre, elaboram, com ajuda dela e dos colegas, um pré-projeto de pesquisa (tema, delimitação de tema, problema e plano/sumário) que, inclusive, apresentam e debatem oralmente em sala de aula. A professora conta que, a partir destas apresentações e debates é que os alunos entregam a versão final do pré-projeto, que, portanto, normalmente está irretocável tamanha a valia das discussões prévias e intensidade da colaboratividade mútua.

No segundo bimestre, os alunos iniciam a execução do referido pré-projeto, que ganhará, posteriormente, condição de resumo expandido. Ou seja, um artigo científico com tamanho médio de 5 páginas. “Assim, os alunos, além de aprender a pensar cientificamente quando elaboram o pré-projeto, também aprendem a pesquisar fontes, a escrever cientificamente, a ler textos acadêmicos”, detalha a professora Carolina.

Ela conta, ainda, que, para ajudar os alunos, ela, a professora Aline, que ministra a disciplina de Direito e História do Direito, e tantos outros da casa, são contatados pelos alunos para ajuda na redação e forma científica. “A única exigência de conteúdo, além, é claro, de que seja um tema jurídico, é que, em algum momento, insiram alguma questão histórica (isto para atender às demandas da disciplina de História do Direito), podendo ser no desenvolvimento ou na introdução, como premissa da temática que será desenvolvida”, detalha mais ainda a docente.

Ao final do semestre, o resumo expandido elaborado por cada aluno é apresentado oralmente para toda a turma, nos moldes de uma apresentação oral de trabalho. E querem saber outra coisa bem bacana fruto dessa iniciativa que pontua no nosso quesito inovação justamente pelo “aprender fazendo”, “aprender investigando”, é que o fruto de investimento de esforços e tempo discente e docente são retratados em eventos como o EntreMentes, semana acadêmica do Direito.

 

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