Professor Eduardo Rocha foi homenageado pela OAB – Subseção de Santa Maria, no último sábado (22)
Na noite do último dia 22 de agosto, no Avenida Tênis Clube, ocorreu o tradicional Jantar Baile da OAB, encontro esse que reúne anualmente operadores do Direito dos mais diversos segmentos em comemoração ao Dia do Advogado. Nosso Diretor Geral, Professor Eduardo de Assis Brasil Rocha esteve presente e, das mãos do Presidente da OAB – Subseção Santa Maria, Péricles Lamartine Palma da Costa, recebeu a Medalha Carlos Maximiliano.
A medalha é entregue todo ano àquele profissional que, por sua atuação, buscou o engrandecimento e dignificação da advocacia ao longo do exercício de sua atividade profissional, e no caso do Professor Eduardo, sua ativa atuação também no cenário e fomento ao Ensino e à Prática Jurídica de qualidade, na formação e colocação de profissionais competentes e éticos no mercado.
A comunidade acadêmica – professores, funcionários, alunos e amigos – parabeniza o gestor da FADISMA pela sua dedicação e distinção.
Saiba quem foi Carlos Maximiliano Pereira dos Santos
Gaúcho de São Jerônimo, nasceu em 1873. Cursou Humanidades em Porto Alegre e formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Escola de Direito de Belo Horizonte, recebendo o grau de Bacharel em março de 1898. Depois de formado, advogou em várias comarcas do Rio Grande do Sul e perante o Supremo Tribunal durante trinta e seis anos. Ingressou também na política sendo eleito Deputado ao Congresso Nacional pelo Estado do Rio Grande do Sul. Ministro da Justiça e Negócios Interiores no governo do Presidente Wenceslau Braz, no ano de 1914, foi o responsável pela organização do ensino secundário e superior na República. Procurador-Geral da República de 1934 a 1936. Foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal em abril de 1936, tendo se aposentado em junho de 1941. Dotado de grande cultura e conhecimento, Carlos Maximiliano foi uma das mais eloquentes afirmações da cultura jurídica e uma figura de invulgar projeção na intelectualidade brasileira. Foi escritor de elevado mérito, sendo autor de obras clássicas como Comentários à Constituição Brasileira de 1891 (1918), Hermenêutica e Aplicação do Direito (1926), Direito das Sucessões (1937), Condomínio: terras, apartamentos e andares perante o Direito (1944) e Direito Intertemporal ou Teoria da Retroatividade das Leis (1946). Faleceu no ano de 1960.
Coordenação de Comunicação
comunicacao@fadisma.jinn.dev.br