Desafio entre alunos marcou a volta às aulas na FADISMA

Acadêmicos formaram equipes para solucionar problema

Integração e aprendizado mútuo. Esses foram os sentimentos que permearam o Desafio de Volta às Aulas – FADISMA, atividade que marcou o início do ano letivo de 2019 na Instituição.

Os alunos dos Cursos de Direito e Ciências Contábeis que retornaram às aulas na última segunda-feira (25), foram convidados a participar de um Desafio que consistia na resolução de problemas inspirados em situações simuladas da prática profissional.

Para resolver os desafios, foram compostas equipes com alunos de diferentes semestres unidos por uma mesma preferência temática.

Gabriel Penteado, aluno do 5º semestre do curso de Direito, relata que a atividade foi uma surpresa para ele.

“Eu nunca estive à frente de trabalhos em grupo durante a faculdade. Porém, na equipe em caí, eu era o integrante que estava mais avançado no curso. De repente, me vi coordenando a equipe, fazendo a redação final e tudo mais. Foi algo inesperado, mas ao mesmo tempo foi muito divertido”, afirma Gabriel.

Gabriel, de branco, aprovou a atividade

 

As equipes participantes, tanto do turno da manhã como da noite, tiveram duas horas e trinta minutos para solucionar o problema e entregar o texto final. As respostas serão avaliadas pelas Coordenações de Curso ou Comissão dentre os Coordenadores com base nos gabaritos indicados pelos professores.

De acordo com o professor Lucas Righi, Coordenador do Curso de Direito, o objetivo da atividade era instigar a colaboração e a proatividade dos alunos.

“Queríamos que os alunos trabalhassem em equipe. A partir da colaboração e de lideranças, eles desenvolveram uma resposta para um problema jurídico – no caso do Direito, foi relacionado a Brumadinho. Com essa atividade buscamos despertar no aluno uma experiência prática e de colaboratividade, ligada a uma questão social muito importante, a os profissionais do Direito devem estar atentos. Creio que o resultado foi muito positivo”, disse.

O resultado será divulgado na segunda semana de aulas. Além do certificado de participação, cada aluno da equipe vencedora ganhará um ponto adicional no 1º Bimestre em todas as cadeiras em que os alunos estiverem matriculados.

Também no reencontro entre docentes e alunos, foram entregues os prêmios de Extensionista do Ano, para a professora Karen Wolf, e o de Pesquisador do Ano, para a dupla Ariel Arigony, da FADISMA, e Thiago Bortolini, da Universidade Federal de Santa Maria.

Prof. Karen foi aclamada Extensionista do Ano de 2018

 

Confira o álbum de fotos da Volta às Aulas em nosso Facebook.

 

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.jinn.dev.br

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade

    Fadisma