Curso de Direito EaD da FADISMA é aprovado com nota máxima pelo MEC

A FADISMA recebeu a notícia tão esperada desde que iniciou seu projeto de expansão para o Ensino a Distância: a Instituição foi avaliada pelo MEC (Ministério da Educação) com nota máxima (5) para ofertar o curso de Direito EaD. Depois de um intenso processo de avaliação, que contou com a participação de professores, coordenadores e tutores, a Instituição agora deve aguardar as etapas finais do processo até a publicação da Portaria no Diário Oficial da União.

Cadastre-se aqui para receber, em primeira mão, informações sobre a abertura das inscrições para o Curso de Direito EaD.

A notícia, comemorada pela Direção e por todos os colaboradores, e agora pelos atuais e futuros alunos, marca um novo ciclo no processo evolutivo da FADISMA, que está prestes a dar um salto significativo em relação ao número de discentes: serão ofertadas, anualmente, 800 vagas para o Direito EaD. O processo de ingresso deve ocorrer a partir de 2022. O curso de Direito presencial segue funcionando normalmente, com a oferta de ingresso de suas 200 vagas anuais. 

Para o Diretor Geral da Instituição, professor Eduardo de Assis Brasil Rocha, a conclusão dessa etapa é resultado de um longo processo de amadurecimento institucional e de um constante aperfeiçoamento acadêmico: 

“O que conquistamos não foi da noite para o dia. São 18 anos de aprendizados, erros e acertos. Investimos em pessoas, tecnologia e infraestrutura. Foi preciso muita coragem e ousadia para chegar onde chegamos. Foi necessário engajamento coletivo, trabalho duro e um propósito claro. E o nosso compromisso é manter a qualidade do que construímos e vamos construir, independentemente do tamanho do nosso projeto”, afirmou.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) busca contemplar as melhores práticas já experimentadas e validadas no formato presencial e que foram transpostas para o Direito EaD nos últimos dois anos. O projeto propõe atividades pedagógicas que estimulem a ação discente em uma relação de teoria e prática, com o uso de metodologias ativas de aprendizagem que dão ao estudante poder de decisão e criação ao abandonar a função passiva e receptiva e ocupar lugar de controle. O ensino, a pesquisa, a extensão e a prática profissional continuarão indissociáveis e estarão ao alcance dos novos alunos, assim como a realização de intercâmbios internacionais, estágios e participação em eventos. 

Com um perfil mais voltado para o mercado, o egresso do Curso de Direito EaD estará apto para enfrentar um mundo em constante mutação, que exige, cada vez mais, competências e habilidades específicas. Além de uma formação baseada no conhecimento técnico-científico, o aluno construirá uma trajetória  personalizada durante o curso, por meio de trilhas de aprendizagem originadas em um Plano de Vida Acadêmica (PVA) elaborado no início de sua trajetória.

Trecho do parecer final dos avaliadores do MEC para o curso de Direito EaD

A professora Nathalie Kuczura, coordenadora do Curso de Direito (presencial), e que assumirá também a coordenação na modalidade EaD, fala sobre o momento:

Enquanto coordenadora, sou a porta-voz de muitos sonhos e anseios relacionados a esse dia. A nota 5 para o Curso de Direito EaD é o resultado de um trabalho de muitos anos e de diversas mãos; de uma investida coletiva, autocrítica e detalhista. Estamos agora, mais do que nunca, certos de que desenvolvemos um projeto inovador que, além de permitir a democratização do acesso a um curso de alta qualidade, tem muito a agregar aos futuros profissionais e ao mercado de trabalho”, afirma a coordenadora.

O professor Andrewes Koltermann, Coordenador da Unidade EaD, destaca sobre o preparo tecnológico da Instituição para esse momento:

“É recompensador ver todo esse esforço e trabalho reconhecidos. Desde 2018, tem ocorrido investimentos em pessoas e em estrutura tecnológica de ponta para a produção de conteúdo, prezando por adotar tecnologias educacionais inovadoras, como o Google For Education, para a qual temos capacitado nossos professores continuamente a fim de prepará-los para o novo momento. Está previsto, também, a ampliação de investimentos para comportar os novos cursos que virão, de graduação e pós-graduação”, adianta o professor.

Essa é a segunda autorização que a FADISMA recebe para uma graduação EaD. A primeira foi em 2019, para o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Municipal, que hoje tem mais de 700 alunos em todo o país e, agora, para o Direito à distância. Na próxima semana, a FADISMA recebe nova visita do MEC, dessa vez para a avaliação do curso de Ciências Contábeis EaD. Todas as novidades a respeito do novo processo serão divulgadas em nosso site e em nossas redes sociais.

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.jinn.dev.br

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade

    Fadisma