Projeto faz parte da Formação para Liderança e Colaboração Discente do PIC
A educação tem o poder de transformar vidas, comunidades e sociedades inteiras. Não são poucas as histórias de como ações educacionais mudaram as vidas de várias pessoas. Do mesmo modo, a arte também tem essa capacidade. Todos já fomos, de um jeito ou de outro, impactados pela música, cinema, literatura etc.
Então é de se pensar que o potencial transformador da combinação de arte e educação seja enorme. E é exatamente isso que o projeto EDUCARTE faz. Uma iniciativa gestada na Formação para Liderança e Colaboração Discente do PIC, Programa de Inovação e Cultura Educacional da FADISMA.
A docente da Instituição e coordenadora do PIC, Liana Merladete, ressalta a importância da IES incentivar os projetos dos seus discentes: “Dar asas às iniciativas deles é conferir-lhes o direito de tocar outros tantos com a oportunidade de acesso ao ensino e aprendizagem de qualidade que eles têm”.


Os alunos do 6º ano da Escola Margarida Lopes receberam os discentes da FADISMA
Além de unir a educação e a arte, o EDUCARTE também agrega ao estudo do Direito. O objetivo é trocar ideias com os alunos da Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes a partir de temas do mundo jurídico que sejam relevantes para eles, a fim de formar cidadãos mais conscientes das leis, dos seus direitos e deveres. Para tanto, estão sendo trabalhados conteúdos relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente e os Direitos Humanos Fundamentais.
A iniciativa é liderada pela discente Nicole Ribas Lopes. Ela conta que o EDUCARTE é a exploração de seus principais intuitos como estudante de Direito, como “explorar o que há do lado de fora das quatro paredes da sala de aula” e “compartilhar o conhecimento que vem desenvolvendo na graduação com pessoas que, muitas vezes, não têm acesso a esse tipo de informação”. Além de Nicole, outros sete discentes da FADISMA atuam no projeto como multiplicadores: Harrison Garcia, Renata Ibarra, Camila Vissotto, Tatiane Carreira, Marianna Carpes, Ariêni Henriques e Maiara Huguenin, e o executam em conjunto com sua tutora, Aritana Machado, egressa da Instituição.

O conteúdo foi transmitido de forma lúdica para as crianças
O ensino se dá através da arte, seja com desenhos, apresentações musicais, colagens, entre outras atividades. Assim, as crianças e adolescentes conseguem apreender o conteúdo jurídico, frequentemente um tema denso e complexo, de forma divertida e em conjunto.
A coordenadora do PIC, a professora Liana Merladete, elogiou a atividade e, principalmente, a iniciativa dos discentes da FADISMA: “Perceber que nossos jovens estudantes foram tocados por uma causa de democratização da informação faz notar seus propósitos de vida cada vez mais ávidos”, afirmou Liana.
O EDUCARTE já promoveu três encontros, de um total de seis, com as crianças e adolescentes. O projeto seguirá com as atividades na escola até o dia 21/11 e todo o progresso está sendo documentado no Instagram da iniciativa.

Ao final do dia: muita alegria e aprendizado
Sobre a Formação para Liderança e Colaboração Discente
O objetivo do programa é trabalhar no protagonismo do aluno, no seu crescimento pessoal e no seu desenvolvimento enquanto potencial profissional, perpassando por lições de liderança e colaboração a partir de teoria e prática de planejamento estratégico, desdobramento de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, gestão de tempo, negociação, comunicação, entre outros pontos, num processo convergente junto a egresso(a) tutor(a) ativista e impacto a outros colegas, tudo alinhado com encontros focais de feedback e controle junto à professora coordenadora do programa.
comunicacao@fadisma.jinn.dev.br