Eles foram os selecionados de um dos processos seletivos internos mais emocionantes da Instituição. Eles representam todos aqueles que sonharam em fazer parte e que são, direta ou indiretamente, Rondonistas, pela coragem de tentar, de se desafiar. Eles representam uma importante parte do extra, porém fundamental, curricular. Eles são uma soma de competências e de habilidades. São o apurado de inúmeras expectativas e investimento de esforços. Mas são, especialmente, uma multiface um tanto desconhecida do Direito e, em breve, das Ciências Contábeis. Também são Educação, Gestão Orçamentária Familiar, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tecnologia e, entre tantos outros temas, até Embelezamento e Autoestima. São o ser e fazer Direito traduzido no Direito à Informação, no Direito à Capacitação, no Direito à novas e promissoras possibilidades.
Eles são a quinta equipe da FADISMA a fazer história pelo Brasil. O rumo da vez: Madalena, Ceará. A missão: Operação Mandacarú.
Depois de uma disputadíssima e rígida seleção institucional, foi a vez da seleção deles. Não bastasse isso foi praticamente mais de um semestre de orientações e treinamento. E, por fim, um quadro não só de belíssimas oficinas para contribuir com o desenvolvimento diante da vulnerabilidade social, mas a oportunidade de fazer a diferença em prol de uma transformação.
Eles ficarão 17 dias no Ceará. Começam por um grande encontro em Fortaleza e depois o foco total é em Madalena. Sob a coordenação das Professoras Carolina Suptitz e Olinda Barcellos, eles têm o compromisso de integração ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; de colaborar para o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.
Boa viagem – Antes de partirem para a missão, a equipe, junto dos familiares, foi reunida ontem (14) pela Direção e Coordenação Geral do Curso de Direito, Coordenação de Comunicação, Gerência de Projetos e Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo, para um coletivo desejo de boa viagem – pela representatividade e importância institucional do Projeto; pelo significado do direito à informação e a possibilidade de pela notícia desencadear o espírito de responsabilidade social na comunidade acadêmica; pela magnitude do seu planejamento estratégico e protagonismo numa seleção de gigantes e; pela prática singular que proporciona.
Sem descanso – Missão dada, missão cumprida! Mesmo sabendo que ficariam dias longe da família e dos amigos, pouco antes de partirem fizeram o primeiro Rondon local. Dedicaram 12h a fio à comunidade do Km3, fora o período de diagnóstico, nas dependência do Centro Comunitário Estação dos Ventos, com uma série de oficinas que propiciou uma prévia do que ocorrerá no Ceará.
FADISMA – Aqui se pensa local. Aqui se pensa global. Aqui, sobretudo, se faz!