A ideia veio da Coordenação do Curso de Graduação em Direito. O projeto tem o intuito de contribuir com eventuais carências em torno da nossa língua-mãe. A professora Candisse Schirmer, Coordenadora do Curso explica que “é sabido que a seara jurídica tem como ferramenta básica de trabalho a linguagem, desse modo, o futuro profissional da área precisa aliar aos estudos jurídicos o estudo da Língua Portuguesa, uma vez que isso garantirá ao acadêmico subsídio para o exercício da sua profissão”.
Por essa razão, a ação “Linguagem em Foco” auxiliará o aluno a progredir no domínio das habilidades lingüísticas. Tem como objetivo geral desenvolver habilidades linguísticas que garantam a clareza, a coesão e a coerência dos textos. Além disso, possui por objetivos específicos: desenvolver parágrafos com clareza de ideias e fieis aos objetivos do autor, reconhecer problemas de construção textual, tais como ambiguidade e falta de paralelismo e saber resolvê-los e, por fim, desenvolver o encadeamento adequado das ideias, por meio dos mecanismos de coesão e coerência.
A docente destaca, ainda, que, ao final do processo, espera-se que o acadêmico tenha condições de identificar problemas estruturais em um texto, bem como tenha condições de saná-los.
Como participar?
- A iniciativa contemplará quatro encontros. A saber: 24/09/2015, 01/10/2015, 08/10/2015 e 22/10/2015. Todos das 17h até 18h30min.
- Serão, nesse primeiro momento, ofertadas 25 vagas.
- Poderão se inscrever, na Secretaria Geral, alunos do 1º ao 3º semestre do Direito, de 08 a 18 de setembro. A boa dica aos interessados é agilidade, haja vista que o critério de seleção é por ordem de inscrição.
- Os participantes receberão 15h de ACG.
Quem conduz os encontros?
Professora Karoline Rodrigues de Melo, Licenciada em Letras Português, pela UFSM e Mestra em Letras – Estudos Linguísticos, também pela UFSM. Atualmente, ainda, é discente do Curso de Direito da FADISMA.
Coordenação de Comunicação