Terceira turma do NEW chega ao estágio final do Curso de Extensão Universitária em Webcidadania

Categorias:
NEW
,

Mentores ativistas e ativistas aspirantes preparam-se para o segundo semestre letivo, quando a prática será a protagonista de suas ações. E coordenadores anunciam novo ambiente virtual de troca de experiências.

O mês de maio anunciou que, depois de uma intensa seleção, três grupos passaram a dar cara a mais uma jornada NEW na Instituição e na nossa sociedade. 10 excelentes projetos tiveram desempenho apto para defesa em banca presencial e avaliar e selecionar três foram, sem dúvida, das mais difíceis missões na carreira dos docentes Andrewes Koltermann, Cristiane Pauli de Menezes e Liana Merladete, que contaram com membros da primeira e segunda turma para a tarefa.

A voz da cultura esquecida: a (in)visibildiade da tribo Kaingang aos olhos da sociedade, por Ana Carolina Lovato, Ingra Etchepare Vieira, Jéssica Portella e Luiz Guilherme Soares, sob mentoria do sênior Ariel Arigony; Nossos Direitos, por Gasparino Siqueira Corrêa, Lauren Nicolli, Mateus Rech Graciano dos Santos, Taiana de Cézaro Bonifácio, sob mentoria do sênior Bruno Torbes e;  Pelo acesso à cidade: dos muros obscuros a uma arte que não se apaga, por Arthur Marques Teixeira, Mainara da Rosa Damm, Ritielle Brasil de Oliveira e Sabrina Cielo Ciliato, sob mentoria de Andressa Lages Irigaray, foram os selecionados, conforme edital de número 23, em www.fadisma.com.br/editais.

O Estágio Base – Da seleção pra cá, os discentes selecionados, nomeados de ativistas aspirantes e mentores ativistas têm, semanalmente, módulos que compõem o Curso de Extensão Universitária em Webcidadania que antecipa o trabalho de responsabilidade social cidadã, produção científica e prática profissional, sensibilizando o grupo com temas multidisciplinares que prometem potencializar os projetos. 

O grupo já passou pelo módulo “Direito, Cidadania e Pertencimento”, ministrado pela Professora Mestranda Cristiane Pauli de Menezes, quando conseguiram correlacionar a proposta do trabalho focado no programa Nossa Santa Maria, que dá base ao Núcleo. Também já contaram com o módulo “Tecnologias da Informação e Comunicação; O advento da Internet e o nascimento do cidadão hiperpoderoso e; Ampliação e Viralização das Redes de Colaboração”, ministrado pela Professora Liana Merladete.

Contaram com a temática Português Acessível e Produção de Conteúdo Criativo, com o Professor Fábio Rijo Duarte e; com o módulo Introdução à CNV e Práticas Restaurativas: a Educação entrelaçando redes, com a Professora Isabel Cristina Martins.

O fim de tarde de hoje é reservado para a desinibição. O grupo contará com um módulo dinâmico, sob o apoio do convidado Tiago Gonçalves Teles, que é Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais – Performance (PPGART) da Universidade Federal de Santa Maria (2016). E, formado, no ano de 2006, no curso de Artes Cênicas da mesma IEs com opção em interpretação Teatral. Tem em seu currículo trabalhos envolvendo a Arte teatral, Dança contemporânea e Artes Circenses.

Marcarão os módulos finais do curso as seguintes temáticas: Democracia em tempos de Internet: Por uma postura ética, segura e legal em ambientes de interação digital, com o professor Sadi Machado. E, Gestão e Planejamento Estratégico, com o Professor Andrewes Koltermann.

Ambiente Virtual de Aprendizagem – Além do uso diferenciado das redes sociais virtuais para a troca de experiências, conhecimento, diálogos e oportunidades, nas férias letivas o grupo será apresentado à transição do seu ambiente virtual de aprendizagem. Ou melhor, segundo os professores Andrewes Koltermann e Liana Merladete, coordenadores do núcleo e mestrandos em Tecnologias Educacionais em Rede, de troca de experiências, no caso do NEW.

“Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) favorecem a possibilidade de colocar em prática uma rede de informações que são interligadas, na qual os sujeitos poderão descobrir diversificadas mídias simultaneamente, podendo assim integrá-las numa mesma atividade. Alguns ambientes oferecem condições adequadas para o desenrolar das experiências interativas quanto às relações com a tecnologia, e cooperativas, quanto às relações interpessoais. Meu trabalho desde o ingresso da nova turma foi centrado no Moodle, considerado um software livre e gratuito. O NEW é marcado pela inovação e estamos prestes a fazer das férias letivas uma oportunidade para fazer uso deste ambiente que vem sendo utilizado por diversas instituições no mundo todo, possuindo uma grande comunidade cujos membros estão envolvidos em atividades que abrangem desde correções de erros e o desenvolvimento de novas ferramentas à discussão sobre estratégias pedagógicas de utilização do ambiente e suas interfaces”.

O professor complementa que, de acordo com as pesquisas da seara, qualquer instituição que utilize o ambiente Moodle, com qualquer fim que seja, está colaborando com o seu desenvolvimento e se uma grande rede.

Agora é aguardar! Está chegando a hora!

Confira alguns registros do grupo durante os encontros aqui.

Coordenação de Comunicação
comunicação@fadisma.jinn.dev.br

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade

    Fadisma