Atividade recente e do período marcam atuação preocupada com a comunidade e perfil acadêmico resolutivo
O último sábado (28) foi de conquista e sensação de dever cumprido para o Núcleo de Direito Ambiental e Urbanístico. E o melhor: de felicidade para cerca de 60 famílias da Região Centro-Leste do Município.
De acordo com informações disponibilizadas pelo Coordenador do Núcleo de Direito Ambiental e Urbanístico, Prof. Pietro Toaldo Dal Forno, bem como pela mídia da região, os moradores dos loteamentos Diácono João Luiz Pozzobon e Paróquia das Dores receberam, em uma mobilização, promovida pela Prefeitura e pela IES, na ocasião, as Certidões de Direito Real de Uso (CDRU) das propriedades em que residem.
Segundo a Superintendência de Habitação do Município, o documento tem o mesmo valor de uma escritura pública e garante a titularidade do imóvel a seus proprietários. A entrega das certidões foi realizada na Associação Comunitária do bairro Diácono, com a presença da referida Superintendência, na pessoa de Wagner Bitencourt; da gestão e equipe do NUDAU e; claro, do Prefeito, Jorge Pozzobom, que fez questão de compartilhar do momento e realizar a entrega das certidões
Já são 451 certidões de propriedade entregues nos loteamentos Diácono João Luiz Pozzobon e Paróquia das Dores. No entanto, ainda há mais de 100 a serem finalizados, processo que depende dos moradores, que necessitam apresentar suas documentações à Prefeitura e à FADISMA.
Mais demandas para o Núcleo
Em breve, moradores de outras duas regiões da cidade também receberão as Certidões de Direito Real de Uso das propriedades. No dia 1º de novembro, a entrega será feita aos moradores da Vila Canaã, no Bairro Tancredo Neves. Já as famílias da Vila Pantaleão, no Bairro Noal, receberão os documentos no dia 7 de novembro.
Agenda cheia
O NUDAU não só tem na prática extensionista rotina de maior valor, como também, na capacitação e atualização. Vale destacar que, recentemente, o coordenador, professor Pietro Toaldo Dal Forno, ao lado do Diretor Geral, Prof. Eduardo de Assis Brasil, investiram tempo e esforços em troca de experiências. Um exemplo foi a participação de ambos no IX Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, realizado entre os dias 4 e 6 de outubro, na cidade de Florianópolis, sob o tema "Direito Urbanístico em tempos de crise: avanços e retrocessos na efetivação do direito à cidade". Antes, nos dias 26 e 27 de setembro, os professores estiveram na capital, num curso de Regularização Fundiária Urbana.
Coordenação de Comunicação