PGM, IPLAN e ADESM farão as vezes de sala de aula em prol da troca de experiências e novos conhecimentos
Ofertada no semestre 2017.2, a disciplina tem como objetivo principal a construção do conhecimento sobre as questões municipais, formando o profissional para a busca de soluções jurídicas e compatíveis dentro da legislação pertinente e do cenário de desenvolvimento social, econômico, político e cultural, respeitando a autonomia local, constitucionalmente assegurada.
As informações são da Professora Flávia Cocco, que ministra a cadeira, e conduz, amanhã (21) a tarde os discentes para uma reflexão teórico-prática. Eles terão uma aula externa junto à Procuradoria Geral do Município de Santa Maria (PGM), ao Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN) e à Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM).
De acordo com a docente, “pretende-se com a visita à PGM ampliar as discussões sobre parte do conteúdo programático da disciplina intitulado ‘O Município em juízo’, possibilitando aos alunos o conhecimento sobre o funcionamento, organização e principais demandas de uma Procuradoria Municipal”.
A professora revelou no planejamento da atividade, ainda, que, a visita ao IPLAN, por sua vez, tem como principal objetivo o aprofundamento na seara sobre a política urbana municipal, especialmente o Plano Diretor, também parte do conteúdo programático. “O IPLAN é autarquia municipal responsável pelo planejamento urbano de Santa Maria e o crescimento ordenado da cidade, atualmente está engajado na revisão do Plano Diretor do município, o que pretende-se seja abordado na visita em consonância com o assunto já estudado em sala de aula”.
Já o conhecimento sobre a ADESM justifica-se, segundo a docente, pelo fato da entidade ser responsável pela articulação entre Poder Público, Instituições de Ensino, Setor Empresarial, Associações afins e voluntários da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região. “A atividade representa, neste caso, a necessária colaboração entre o Poder Público e demais entidades para a consecução das necessidades municipais, ressaltando a relevância da organização dos consórcios municipais e da participação popular”.
Fica o registro porque transpor as quatro paredes é a cara da FADISMA. Pós atividade, socializaremos alguns registros!
Coordenação de Comunicação