Tribuna da Lei representa também o protagonismo dos alunos no aprendizado em Direito Penal I
A professora Candisse Schirmer, coordenadora do Curso de Graduação em Direito, tem estimulado os docentes a compartilharem suas metodologias em aula. O professor Adriano Puerari relatou à coordenação a experiência obtida com a atividade Tribuna da Lei. Como não poderia deixar de ser, a coordenadora fez questão de socializar com a Comunicação.
A atividade consiste na metodologia de simulação. No caso, de um julgamento, de modo a avaliar, sobretudo, a oralidade dos alunos. “A atividade é realizada em grupos, sendo que cada um possui uma atribuição única de defesa ou acusação em casos concretos distintos”, explica o professor.
O docente, que também faz parte de um grupo que reflete a reforma do projeto pedagógico do Curso de Direito, destaca que “há absoluta liberdade nos alunos para encontrarem os meios de fundamentação da atividade, sendo que sequer é exigido material escrito como meio de avaliação, ocorrendo esta de modo exclusivamente oral. Essa liberdade faz com que os meios criativos e até irreverentes de argumentação sejam. Noto que esse desprendimento ao material escrito faz com que, inclusive, sejam mais espontâneos nas suas falas, mesmo os mais tímidos, detalha o dedicado professor.
Puerari ainda revela que “o tempo todo é incutido nos alunos o espírito competitivo, porém saudável”. O professor conta que nota um real empenho na preparação e realização das apresentações. Ele ainda diz que a atividade foi adaptada, como uma “herança” da disciplina de Direito Constitucional.
Fica o registro, os cumprimentos e, sobretudo, a certeza do crescimento dos alunos.
Outras fotos do arquivo pessoal do docente estão disponibilizadas na nossa Fanpage.
Coordenação de Comunicação