Faculdade tem trabalhando o ensino e a aprendizagem a partir da inovação e do protagonismo discente
Quando você pensa em uma sala de aula, o que vem à sua mente? Um quadro de giz, cadeiras e mesas, papel, notas e livros? Que nada! A FADISMA está apostando na Metodologia Ativa, uma concepção educacional que coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão são incentivados pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno.
Ciente disso e, sobretudo, conectada às práticas diversas e já diferenciadas que os docentes da casa planejam e desenvolvem, a FADISMA acredita que é possível trabalhar o aprendizado de uma maneira mais participativa, “uma vez que a participação deste aluno é que traz a fluidez e a essência da Metodologia Ativa”. Essa é a percepção da comissão que está investindo esforços na reforma do projeto pedagógico do curso de Direito, por exemplo.
Na prática
A grande proposta da Metodologia Ativa é aperfeiçoar a autonomia individual do aluno, desenvolvendo-o como um todo. A rotina da nossa IES é recheada disso. E, também, como não poderia deixar de ser, de entretenimento. Porque é possível aprender, também significativamente, a partir de experiências diferentes, leves e, principalmente, felizes.
Exemplo de hoje foi a realização do Show do Milhão. Sim! Na disciplina de Processo Civil III, conduzida pelo Prof. Fábio Porto, rolou uma competição saudável, divertida e significativa. Apresentado pelo Prof. Pietro Toaldo Dal Forno, que fez as vezes de Silvio Santos, com o acompanhamento e apoio da Profª. Adriana Porto, teve, segundo a docente, o show garantiu muito conteúdo jurídico.
Os alunos participantes (M6) e assistentes (M9) e, sobretudo, o docente responsável pela disciplina estão de parabéns. Através de simbolismos e do incentivo aos nossos sentidos, o jogo proporciona a assimilação do real e o entendimento de novos pontos de vista.
Outra experiência recente e diferenciada foi proposta e executada pelo Prof. Mauro Sturmer. Para a prática de revisão na disciplina de Direito Penal II, o docente lançou mão de músicas do Prof. Sandro Caldeira, um verdadeiro fenômeno da Internet, segundo o professor Mauro.
“Ele entrou em tempo real pelo WhatsApp e conversou com os alunos”. Um jeito legal de estudar Direito foi a proposta com a conexão com o delegado do RJ.
Acompanhe nossas notícias e fique a par das próximas novidades da IES.
Coordenação de Comunicação