Artigo foi orientado pela professora Karen Wolf
Mais produção científica de destaque vinda da FADISMA: a aluna Isabela Dall’Acqua teve seu artigo científico intitulado “Sujeitos de Direitos: maus-tratos contra animais domésticos e a (in)eficácia da legislação brasileira vigente”, aprovado no VI Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal, que nesse ano ocorrerá em João Pessoa/PB, entre os dias 26 e 28 de setembro.
Atualmente, o Congresso é o maior espaço de discussão sobre Bioética e Direito Animal da América Latina e está em sua sexta edição. O evento visa criar um ambiente favorável no avanço das discussões sobre a temática de Bioética e Direito Animal através da cooperação entre instituições consolidadas.
Direcionado a estudantes universitários, egressos, professores e profissionais da área, o evento contará com diversas mesas-redondas, minicursos e grupos de trabalho, conduzidos por especialistas em diferentes áreas do saber que envolvam animais não humanos.
O artigo proposto por Isabela teve origem em seu Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pela professora Karen Wolf – que em março desse ano defendeu sua dissertação em temática também atrelada aos Direitos dos Animais.

Karen e Isabela: parceria que deu certo
Em seu trabalho, Isabela aborda a evolução da relação entre o homem e os animais – no começo, tratava-se de uma relação harmoniosa, que, posteriormente, evoluiu para a exploração e até mesmo aos maus tratos. Após a contextualização, a aluna contesta a eficácia da legislação brasileira no combate aos crimes de maus-tratos contra os animais domésticos. Por fim, propõe uma modificação na condição jurídica dos animais, a fim de ampliar sua proteção e promover o seu reconhecimento como sujeitos de direito.
Mais uma vez a FADISMA demonstra senso crítico acerca de pautas modernas e reforça a importância da pesquisa inovadora, ousada e inclusiva.
Unidade de Comunicação
comunicacao@fadisma.jinn.dev.br